Você conhece o Forrest, não é? Forrest Gump! Ele é simplesmente o mais famoso contador de histórias do mundo. Personagem clássico do cinema e uma das atuações mais marcantes de Tom Hanks. Ele é muito mais do que um cara bobo que deu sorte. Ele pode trazer lições de vida e, sem dúvida, de Marketing também. Se mesmo depois de ver o cara que inspirou Elvis Presley e John Lennon, duas lendas da música mundial, você ainda não acredita que pode aprender algo de Marketing com ele, vamos te mostrar. Ah! E se ainda não viu o filme, corra para ver. Run, Forrest, run!

Run, Forrest! - Gump Marketing

Para os poucos que ainda não o conhecem, Forrest nasceu com um QI muito abaixo da média. E mesmo sendo criticado pela maior parte das pessoas ao seu redor, ele não tinha vergonha de ser ele mesmo. Dessa forma, ele seguiu honesto com seus propósitos e acabou participando de diversos momentos cruciais – até conheceu ex-presidente dos EUA, John Kennedy –  e construiu uma história de vida fantástica. Tudo isso, ele conta de forma sincera num banco de praça para todos aqueles que sentam ao seu lado.

E o que isso tem a ver com marketing? Veja a seguir o quanto esse cara pode ser uma fonte de inspiração, afinal, boas ideias podem vir de qualquer lugar. 😉

Forrest Gump - Gump Marketing

01# I’m Forrest. Forrest Gump!

Forrest nunca se sentiu inferior ou menos capacitado mesmo com tudo que diziam sobre ele. Ele sempre foi Forrest Gump!  E conquistou muitas coisas com isso! Ele sabia quem ele era e ele tinha orgulho disso. E você? E sua marca? E seu produto ou serviço? Você sabe quem é? A base para um bom trabalho de marketing é saber quem é, o que quer e para onde quer ir. Identifique seu posicionamento e o que os clientes esperam de você. E, principalmente, seja honesto consigo mesmo – consequentemente você será honesto com os outros (parceiros, clientes, fornecedores e etc). Quando você tem claro seu propósito, você consegue agir de forma sincera frente aos desafios que chegam.

Caixa de Bombons - Gump Marketing

02# A vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar

Com seu olhar ingênuo, Forrest Gump é capaz de perceber valor nas coisas mais simples como numa caixa de bombons. E às vezes, nas coisas mais simples, podemos encontrar as melhores ideias. Não menospreze nada, esteja atento ao propósito da sua empresa para fisgar uma oportunidade ou se preparar para uma ameaça. Por mais que a gente se planeje, a vida pode nos trazer coisas inesperadas, e preparados ou não, devemos encarar com sabedoria sem deixar uma oportunidade passar ou um problema nos derrubar por nos sentirmos incapazes. Apesar de quase todo mundo dizer o  contrário, Forrest nunca se sentiu incapaz de fazer nada. Encare o inesperado com firmeza e foque no seu propósito!

Love - Gump Marketing

03# Idiota é quem faz idiotice!

Muitas vezes chamado de idiota, Forrest respondia “Idiota é quem faz idiotice”. E hoje em dia, o que a gente mais vê são profissionais e empreendedores sendo taxados de idiotas, simplesmente porque arriscam, se jogam e desconstroem padrões. Um olhar ingênuo te faz perceber coisas que as amarras da experiência não te deixariam ver. Não que não seja necessária experiência, mas um olhar sincero e disposto a quebrar velhos paradigmas, te coloca para andar por caminhos que talvez você não andaria. E é aí que moram as inovações e as grandes ideias. Você será o mais esperto dentre os idiotas! 😉

Forrest - Gump Marketing

04# O inesperado é a melhor ideia

Pense fora da caixinha! Parece óbvio, mas poucas empresas focam em fazer algo diferente. O que se vê é sempre mais do mesmo. Para se destacar em meio a tantas marcas no mercado é importante se diferenciar. O que você pode oferecer que o outros não podem? Vá fundo no seu propósito e no que acredita, seja sincero consigo mesmo e com os que vão consumir seu produto ou serviço. Inove!

Run - Gump Marketing

05# Faça o melhor com o que você tem

Em algum momento do filme, a mãe de Forrest falou para ele: “Você deve fazer o melhor com o que Deus te deu”. Seja religioso ou não, essa frase é valiosa para o planejamento de Marketing. Não adianta uma ideia megalomaníaca se não há verba, e não adianta muito dinheiro se você mirar no público errado. Primeiro, analise o que tem agora para planejar o que você quer ter no futuro e como você quer que sua empresa se desenvolva. Seja realista com seus limites e habilidades. Invista no seu diferencial e corra para aprender o que ainda não sabe. Reconheça suas fragilidades e se prepare para alcançar seus objetivos. Faça o melhor com o que você tem de melhor!

Shit Happens - Gump Marketing

06# Merdas acontecem

Sim, merdas sempre vão acontecer! O mundo não é perfeito, ideias boas não estão isentas de erros e por mais que a gente se planeje, merdas são sempre merdas! O que realmente importa é o que você faz depois delas, e isso é mostrado nesta cena do filme: Forrest corria. Um homem tentava acompanhá-lo ao mesmo tempo em que pedia inspirações para um adesivo de carro. Forrest pisa em um coco de cachorro. O homem comenta a situação e a reação de Forrest é simplesmente dizer “Acontece!”. O cara indaga “O quê? Merda?”, então o corredor responde “Às vezes!”. A situação inspirou o adesivo “Shit happens” (Merdas acontecem), que rendeu uma boa fama para aquele cara que os criou. Então, entenda que as merdas acontecem, sim! Às vezes acontecem! E quando acontecerem na sua empresa, seja no dia a dia ou na implantação de uma nova ideia, não se irrite, não desista, faça o melhor depois! 😉

Run - Gump Marketing

07 #Apenas tive vontade de correr

Quando questionado por que corria tanto e por tanto tempo, Forrest apenas responde que foi apenas porque teve vontade. Ele seguiu seus instintos e muitas coisas aconteceram por isso. O que aprendemos com isso? Não importa o que esteja fazendo ou quais são seus objetivos. Não fique parado nunca, procure algo novo para aprender, invista em novas ideias sem medo de errar, tente, atualize-se, arrisque, compartilhe experiências, mova-se. Run, Forrest, Run!

Yes Sir - Gump Marketing


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