A situação é a seguinte: cinco jovens empolgados conversam sobre os planos promissores para um novo projeto que estão montando juntos (pode ser uma nova empresa, uma sociedade ou um coletivo). De repente, um deles intervém para destacar alguns pontos da relação.

Hermione - Gump Marketing

– Então galera, nós já decidimos que vamos trabalhar juntos neste projeto.  O conceito está pronto, então é hora de colocar em prática. Mas sem querer cortar a empolgação e  vibe de todos, precisamos conversar sobre alguns pontos…Porque se queremos que isso dê certo, tem cinco coisas que precisamos deixar bem claras antes de começarmos a colocar a mão na massa de fato…

Look - Gump Marketing

01. Precisamos ser sinceros
Entre nós e com nós mesmos, pois as consequências disso serão sentidas por todos. Pequenas mentiras minam a energia de qualquer projeto e grandes mentiras fazem desmoronar até as mais sólidas estruturas (relações). Omissões também podem ser fatais.
Muitos projetos horríveis são levados para frente e dão errado depois de um tempo, pois os envolvidos, que já haviam percebido que a ideia era furada, não tiveram coragem de ser sinceros sobre o que pensavam sobre o assunto. A verdade é que poucas pessoas sabem lidar com a crítica negativa, e é necessário superarmos isso se vamos trabalhar juntos.

Anseios - Gump Marketing

02. Quais são os seus anseios?
Bem, eu quero que nosso projeto me deixe rico rapidamente, que ele mude o mundo e que eu trabalhe apenas uma hora por dia.  E o de vocês qual é? Se não combinarmos nossos anseios, será difícil desenvolver o projeto no mesmo ritmo.

Keyboard - Gump Marketing

03. Qual é o ritmo de trabalho de vocês?
Quando pergunto isso não estou perguntando quantas horas vocês trabalham por dia, quero saber qual a velocidade de realização. Precisamos alinhar nossos timings, é muito difícil trabalhar com pessoas. Dizem que quem se envolve com porcos farelo come, eu complemento dizendo que quem se envolve com enrolados, por mais que seja a pessoa mais organizada do mundo, uma hora vai ficar enrolada também.

Contrato - Gump Marketing

04. Precisamos falar sobre burocracias.
Nem sempre tudo está em contrato e às vezes esses contratos nem existem, por isso algumas coisas precisam ser acertadas, por mais chato que isso possa parecer. Temos que ter cuidado pois este é um momento delicado e feridas podem começar a surgir, mas problemas futuros podem ser evitados se tudo for conversado com antecedência.
Quem é responsável pelo o quê? Colhendo o ônus e o bônus dessa responsabilidade.
Como vamos dividir o dinheiro quando ele começar a entrar?
Como será a divisão caso um de nós deseje sair? Como será a divisão caso um de nós seja expulso? Parece besteira, mas uma situação é bem diferente da outra.

Amigos e Sócios - Gump Marketing

05. Somos bons amigos, mas será que seremos bons sócios?
Afinidade no lazer e na vida social não garante que teremos sintonia para trabalharmos juntos. Precisamos separar um pouco as coisas se queremos que isso dê certo. Já perdi amigos por não pensar assim antes e os problemas da empresa foram para a vida pessoal. E já tive uma relação de trabalho ótima com pessoas que não tinham nada a ver socialmente comigo.

Acertaram todos esses pontos? Estão de acordo? Então, coloquem na prática o que planejaram e mãos à obra!

Deal it - Gump Marketing

Categorias: Empreendedorismo

1 Comment

Leonardo Parente · setembro 13, 2017 às 4:57 pm

Muito interessante o texto, e define realmente o que ocorre com parcerias iniciadas e por começarem, acredito que o mais difícil é fazer parcerias darem certo mesmo com objetivos um pouco diferentes, nunca será igual, nunca será convergente de forma plena, humanos são únicos como segredos de cofre. Bom texto. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Empreendedorismo

A rotina que nos aprisiona: como fazer coisas diferentes se estamos sempre na correria do dia a dia

Já notou o quanto a vida é cheia de regras? Desde que acordamos, entramos num mundo de regras escondidas atrás de hábitos. Sim! Costumamos fazer as mesmas coisas sempre. Acordamos cedo para trabalhar ou fazer Leia mais…

Empreendedorismo

2018: Aproveite bem o ano, já que você não é Marty McFly!

2018 é um ano peculiar. São 10 feriados em dias de semana (ou pontos facultativos daqueles que sempre rola)! Considerando o que já passou (1 de janeiro), 7 caem em sextas ou segundas-feiras, o que Leia mais…

Empreendedorismo

Falar a verdade é o mesmo que ser sincero?

A gente fala tanto em ser sincero, em falar a verdade… Mas aí vem a pergunta: ser sincero e falar a verdade são a mesma coisa? Quando afirmamos que os pássaros voam, o céu é Leia mais…