Quantas vezes você se deslumbrou ao ver uma ideia de sucesso concretizando-se em um grande negócio? Eu sempre penso: porque não tive essa ideia antes? O que quero dizer é que temos o hábito – mal hábito – de só enxergarmos o sucesso como algo fácil para aqueles que já chegaram lá. “Ah, mas a família tinha dinheiro…”, “Ah, mas ela estudou nos melhores colégios…”, “Ah, o cara era um gênio”. O que quero mostrar e provar é que por trás de uma empresa de sucesso tem uma longa história de muito trabalho, muitas tentativas e muitos erros antes de dar certo. Empreender é apaixonante, mas não é fácil. É trabalho duro todo dia, SIM!

Não quero desanimar quem está com uma ideia ou começando algo novo, muito pelo contrário, quero incentivar, porque empreender é duro, mas é massa (risos).  No entanto, se você já tropeçou e recomeçou várias vezes, quero te dizer uma coisa: NÃO DESISTA! Não desista nem naqueles dias que tudo dá errado, que a mercadoria atrasa, que o arquivo enviado para o cliente vai com um erro, quando a verba é pouca e o trabalho é muito… Isso faz parte do chegar lá. Sabe quantas vezes Walt Disney errou até criar a Disney Company? Sabia que a Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, chegou à beira da falência? Então, meu amigo, não é você que será o sortudo que vai ter tudo de mão beijada do dia pra a noite!

É claro que não é qualquer ideia que será um sucesso. Muito trabalho faz as coisas darem certo, faz você sobreviver. Mas se você quer ser um sucesso, precisa ter um diferencial. Observe o mercado onde atua: o que todos estão fazendo? Faça diferente, arrisque! As boas ideias surgem disso. Na palestra que vi recentemente, na Semana Sebrae, com Murilo Gun, rememorei  aquela conhecida frase de Albert Einstein, “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Deseja inovar? então saia da sua rotina, leia novos livros, conheça pessoas fora do seu ciclo de amigos e trabalho, esteja aberto a ouvir opiniões diferentes, visitar lugares onde nunca foi, experimentar um novo cardápio… As ideias vão surgir da junção, ou melhor, da combinação de coisas que normalmente não caminham juntas. Aprenda com Dori: independente de quantas quedas você tome, continue a nadar, continue a nadar…

Categorias: Empreendedorismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Empreendedorismo

A rotina que nos aprisiona: como fazer coisas diferentes se estamos sempre na correria do dia a dia

Já notou o quanto a vida é cheia de regras? Desde que acordamos, entramos num mundo de regras escondidas atrás de hábitos. Sim! Costumamos fazer as mesmas coisas sempre. Acordamos cedo para trabalhar ou fazer Leia mais…

Empreendedorismo

2018: Aproveite bem o ano, já que você não é Marty McFly!

2018 é um ano peculiar. São 10 feriados em dias de semana (ou pontos facultativos daqueles que sempre rola)! Considerando o que já passou (1 de janeiro), 7 caem em sextas ou segundas-feiras, o que Leia mais…

Empreendedorismo

Falar a verdade é o mesmo que ser sincero?

A gente fala tanto em ser sincero, em falar a verdade… Mas aí vem a pergunta: ser sincero e falar a verdade são a mesma coisa? Quando afirmamos que os pássaros voam, o céu é Leia mais…