Natal chegando e são tantas emoções… hehehe! Vendo a propaganda do Especial Roberto Carlos desse ano – que por sinal tem outro nome, mas depois eu falo disso – eu pensei: desde que eu me entendo por gente esse programa é exibido, meu pai assiste e já é tradição da televisão brasileira. São mais de 40 programas exibidos com o mesmo cara, sim, e “esse cara sou eu…” – ele, no caso.. haha! –  Ai vem a pergunta: o que faz ser um sucesso até hoje? E o que a gente pode aprender com isso?

Mas antes, quem quiser entrar no clima, dá o play nesse vídeo e curte o post ao som de Jovens Tardes de Domingo, música do Rei, pelo piano de Eduardo Lages, seu fiel instrumentista: 

 

1.Falando sério

Sejamos reais e sinceros agora: um produto ou um serviço ruim, por mais marketing que se faça, um dia cai. Não adianta! Pode até se sustentar por um tempo, mas chega o dia em que a verdade prevalece e pronto! Então, pra durar, é necessário uma base forte de público, que seja fiel e relevante pra você, pra o seu produto. Por mais que Roberto não agrade em unanimidade os apreciadores de música, existe um público grande e fiel. E um público que reconhece o valor de suas canções e do que elas representam, assim como o que ele mesmo representa, como a criação do movimento Jovem Guarda junto com diversos nomes da música na época. Ou seja, você que está lendo este texto pode até não gostar, ou pode preferir outro estilo musical, mas uma coisa a gente tem que concordar: ele é um ícone e tem uma grande relevância na história da música brasileira.

2. Amigo

Uma coisa que dá bom no marketing, no empreendedorismo e na vida toda, é uma boa parceria. Ter um parceiro que acredita e aposta em você, na sua empresa ou no seu produto/serviço pode fazer uma diferença e tanto. Um bom parceiro pode te ajudar a conquistar novos públicos, a alavancar suas vendas e a expandir seu marketing. Roberto Carlos encontrou como “parceira de negócios” a Rede Globo, emissora que exibe o programa há todos esses anos. Uma parceria de peso! Assistida por milhões de pessoas diariamente e uma das maiores emissoras de TV do mundo, a Globo representa sim uma boa parcela do sucesso por todo esse tempo desse case.

3. Detalhes

Fazer o que todo mundo faz é fácil, o detalhe que te coloca no pulo do gato é fazer de forma diferente. É chegar e surpreender, criar e inovar. E pra se manter no topo por muito tempo, é preciso saber fazer isso a todo o momento. Pensar e repensar formas novas de se comunicar com seu público e sempre restaurar o interesse dele em você! A proposta era: um show com um grande artista já consagrado na música brasileira, diversas canções de sucesso… Até porque fazer um show era simples e prático, não é? Mas ele foi além! Logo no primeiro programa, em 1974, o show se transformou num espetáculo! Cenas, uma história pra contar, a participação dos personagens do Vila Sésamo – auge do sucesso no Brasil – e artistas convidados: esse foi o pontapé inicial. Ao longo dos anos, temas e homenagens foram presentes nos programas. Em 1977, ano pré-copa, o programa homenageou Pelé; em 1982 o Rei entrou vestido de Charlin Chaplin e homenageou o artista; em 2005 ele entrou no palco dirigindo um carro azul e cantando o sucesso “O Calhambeque”; ou seja, detalhes tão pequenos de uma construção artística que fez a diferença ao longo desses mais de 40 anos de programa. E como “últimos detalhes”, depois de todo esse tempo, o programa passou a ter outro nome: “Simplesmente Roberto Carlos”, em 2016, e o de 2017 se chamará “Esse Cara, Roberto Carlos”.

4. Além do Horizonte

Você entende bem do seu produto/serviço, não é? Você entende seu público, né verdade? Mas agora perceba que há um mundo a sua volta e que ele está mudando. E muda a todo instante. E o que você faz com isso? Permanece no seu caminho ou presta atenção nesses novos horizontes? Por mais que seu público seja certo e fiel, ele faz parte de uma sociedade em que as coisas acontecem e cada vez mais estão próximas de todo mundo. As informações estão logo alí e a internet é um grande responsável por fazer essas coisas se espalharem, assim como a televisão. Aquela moça lá de 40 e poucos anos, ou 50 e poucos, que gosta de Roberto Carlos, por acaso também assistia a novela Cheias de Charme que estava no ar em 2012. Agora imagina que loko: Roberto Carlos cantando no palco do seu especial de fim de ano com as Empreguetes? Pois foi o que aconteceu! Esse cross com as novidades e com os sucessos do momento foram outro ponto importantíssimo no decorrer desses 40 e poucos anos. O Rei já cantou com Michel Teló, Anitta, Paula Fernandes e esse ano vai cantar com Tiago Iorc e Simone e Simaria – todos no auge em suas épocas.

5. É preciso saber viver

Quando você começa um negócio, lança um produto, cria uma inovação, você tá empolgadasso. Você vai com tudo e joga todas as suas energias na coisa. Mas com o passar do tempo, o que você faz? Se você consegue manter esse mesmo tesão do começo em todo o tempo… Ah! Você tem uma grande chance de ter um case de marketing prolongado. Lançar campanhas como se fossem as primeiras e com o mesmo gás, faz uma diferença incrível. Fazer um show e um programa como se fosse o primeiro – ou o último – traz um brilho e um encantamento que contamina todo o público e todos os espectadores. Cantar com outros artistas, experimentar cantar as músicas deles, contar histórias, fazer homenagens…E até mesmo exibindo um especial que não foi produzido para a ocasião, mas com o propósito de trazer uma mensagem diferente – que foi o caso da exibição do DVD “Roberto Carlos em Jerusalém” -, cria uma conexão, mostra esse propósito! E sobre propósito a gente já conversou aqui no blog: tem que ter, se não, um dia perde a graça e aí adeus o sonho de um sucesso de mais de 40 anos.

Bom, você pode não estar planejando sentar na frente da TV no dia 22 de Dezembro pra assistir ao programa, mas aqui já pode aprender um pouco sobre o que esse produto televisivo tem pra nos ensinar sobre marketing e sobre um sucesso de mais de 40 anos. Agora é partir pra ação e fazer do marketing uma festa de arromba em 2018!

 

Categorias: Marketing

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