Não importa se você viu ou não viu, se gosta ou não gosta do seriado La Casa de Papel. Se você trabalha com marketing, esse texto é pra você! Abaixo, seis lições preciosas que a gente pode extrair desse seriado (menos a lição de como assaltar… hahaha).

  1. Planejamento é tudo!

Estudar, pesquisar, analisar… Planejar! Quem viu o seriado – ou até quem só ouviu falar – sabe que a ação foi toda planejada nos mínimos detalhes. Cada passo, cada etapa! As reações foram previstas e já calculadas, como seria o desenrolar de cada coisa. Saber por onde começar e o que fazer é condição sine qua non para uma estratégia de marketing. Mira na organização do Professor (personagem da série) e planeje TUDO!

  1. Equipe é mais tudo ainda!

Não adianta a estratégia perfeita se sua equipe não souber executar. Todos tem que estar alinhados, sabendo o que fazer, a hora de fazer… E o mais importante: saber quem é cada um da sua equipe. Conhecer, entender o perfil e atribuir funções de acordo com isso. Perceber as habilidades de cada um e alinhar as tarefas a partir disso. Assim, tudo sai como previsto e sua equipe se mantém engajada com a estratégia.

  1. Conhecer seus oponentes é fundamental

Entre em campo sabendo quem você vai enfrentar. Da mesma forma que você conhece sua equipe, é importante saber sobre seus concorrentes. Quais suas forças? E suas fraquezas? Entenda como você pode sair na frente e use o conhecimento a seu favor. Foca no benchmarking! Analise as estratégias que os concorrentes já usaram, analise os erros e os acertos. Sabendo como ele caminha, você pode traçar sua estratégia e ganhar nessa corrida.

  1. Tenha um objetivo claro (e que seja também o objetivo da sua equipe).

Sem objetivo não há estratégia! É só um monte de gente fazendo coisas sem sentido. Saber onde quer chegar é o primeiro passo pra entender os caminhos que se pode seguir. E mais: o objetivo não é só seu! O objetivo deve ser de todos. Equipe trabalhando junta com foco em um objetivo comum funciona mais do que pessoas trabalhando pelo objetivo dos outros. Tenham um propósito!

  1. Controle, mas também meta a mão na massa!

Saber liderar é fundamental, mas colocar a mão na massa é importante. Seja parte da sua equipe, resolva problemas, tire-os do sufoco! Dê suporte, passe segurança e não hesite em agir quando for necessário! Não importa quem está lá dentro da Casa da Moeda e quem está fora: a equipe é uma só!

  1. Saiba se adaptar às mudanças.

Planejar é bom, prever possíveis problemas também. Mas os imprevistos estão aí e provavelmente vão acontecer. Ainda mais quando falamos de Marketing, do qual você lida com pessoas. Saiba se ajustar a isso! Mudou um cenário que não esperava? Mude também! A campanha performou pra um lado que você não queria? Ajuste! Tenha jogo de cintura, pois é isso que vai te tirar de enrascadas não previstas!

Pra fechar, uma lição bônus/recado pro roteirista da série (depois desse anúncio de novos episódios em 2019): saber a hora de parar é importante! Se você já tem uma temporada de uma ação de marketing bem feita, avalie BEM se vale a pena mantê-la ou se é melhor refrescar a mente e partir pra uma coisa nova. Prolongar o que tá bom pode dar certo, mas também pode saturar! #FicaADica


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