Já parou para contar quanto tempo você passa no WhatsApp por dia? Eu, particularmente passo o dia INTEIRO! É  minha ferramenta de trabalho e meio de comunicação com amigos e família, principalmente os que estão longe (hunf, saudades). E na sua empresa, como costuma usar? Com colegas, funcionários e clientes? É um meio importante e pode ser bastante eficiente se usado da maneira correta. E é sobre isso que vamos abordar aqui. É dica que vocês querem, então é dica que vocês vão ter!! =)

Clientes: como se comunicar com eles?

Vamos dividir essa parte em o que DEVE ser feito e o que NÃO DEVE ser feito:

O que fazer:

  • O WhatsApp é uma ferramenta de resposta rápida, então não dá pra deixar seu cliente esperando. Responda as mensagens rapidamente!
  • “Ah, mas não tenho como responder depois do horário comercial”. Simples: coloque na descrição do seu perfil o horário que está disponível para responder.
  • Use emojis sempre! Eles geram empatia!
  • Se sua empresa tem um perfil de público jovem e mais descontraído, vale usar até mesmo gifs!
  • Mantenha na foto do perfil a logo da empresa. Se você tem mais de um WhatsApp para atendimento, identifique-os de alguma forma! Uma possibilidade é por ponto de venda ou até mesmo gerando nomes fictícios para o atendimento.
  • Checar constantemente se o cliente quer realmente continuar recebendo o conteúdo
  • Use o “status” do WhatsApp da mesma forma que usa os stories do Instagram.
  • Use o WhatsApp Business para envio e moderação de mensagens. O serviço vai te dar todo aparato necessário pra usar a ferramenta no seu negócio e ainda de acordo com as políticas do WhatsApp.

O que não fazer:

  • Não envie mais do que 2 mensagens institucionais ou promocionais para o mesmo cliente no mês. O ideal é uma vez no mês, mas o importante é procurar saber do seu cliente o que ele gostaria de receber.
  • Atenção à escrita. Erros de português são inadmissíveis. Gera uma imagem negativa sobre a empresa.
  • Não insista em enviar mensagem para clientes que dizem expressamente que não querem, e para aqueles que nunca respondem nada, por exemplo. Se você for insistente, o cliente pode acabar bloqueando seu número e nunca mais conseguirá enviar nenhuma informação por esse canal. Além disso ele pode “pegar ranço” da sua empresa e você será sempre “aquela loja\empresa chata que manda mensagem toda hora”.
  • O whatsapp é uma “mídia invasiva” que pode chegar ao seu cliente nos mais importunos momento. Por isso respeite o horário comercial para enviar mensagens.

Eu quero falar com minha equipe, qual melhor forma?

  • Primeiro, muito cuidado com a forma que escreve! A pessoa do outro lado pode interpretar a partir do estado sentimental dela, e não da sua intenção (isso vale pra a vida, inclusive).
  • Seja o mais claro e objetivo possível com sua equipe. É melhor pecar pelo excesso de informações, do que deixar dúvidas e permitir múltiplas interpretações.
  • Não faça comunicados que geram grandes mudanças na empresa pelo WhatsApp. A ferramenta deve ser normalmente usada para informações urgentes e lembretes.
  • Não use o grupo da empresa para falar de coisas que não se referem ao trabalho.
  • Não mande vídeos, piadas, memes fora de contexto. Não é que seja proibido, isso vai depender de cada empresa, mas se for fora de contexto, não mande em hipótese nenhuma.
  • Evite enviar mensagens por áudio, principalmente se for urgente. Pois as vezes a pessoa está impossibilitada de ouvir.
  • Ainda sobre áudios: não envie áudios longos em hipótese alguma! Até 2 minutos é aceitável (isso vale pra a vida também, heheheh). Melhor mandar vários curtos, do que um de 4 minutos. Se passar disso, é melhor ligar, né?!

Gostaram? Espero que sim! Se vocês têm sugestões, dúvidas ou outras dicas, manda pra mim no lara@gumpmarketing.com.br ou comenta aqui! Bjos de luz! =)


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